Fernando do Ó e a Aliança Espírita Santa-Mariense

Escritor dos mais notáveis, FERNANDO SOUZA DO Ó nasceu na cidade de Campina Grande, Paraíba, no dia 30 de maio de 1895.


Militar do exército alcançou o oficialato em São Gabriel (RS) chegando até o posto de Capitão; cursou contabilidade e direito e, após pedir baixa do exército, passou a exercer a profissão de advogado na cidade gaúcha de Santa Maria, para onde transferiu residência. Casou-se em 1915 com Maria Altina Pereira do Ó e tiveram 11 filhos, 24 netos, 18 bisnetos e um tetraneto. Converteu-se ao Espiritismo em 1932 juntamente com toda a família. Orador de raras qualidades foi muito solicitado para proferir palestras; participou de inúmeras Semanas Espíritas, Congressos, Simpósios e presidiu a Aliança Espírita Santamariense. Médium receitista, recebia em sua casa uma média de 100 cartas semanais, de todo o Brasil, pedindo receitas. Filantropo, além da caridade aos necessitados, prestava assistência jurídica gratuita àqueles que não tinham recursos. Jornalista, Fernando Souza do Ó colaborou com diversos jornais do Rio Grande do Sul e de outros Estados, além da atuação permanente na imprensa espírita. Escreveu sete romances espíritas: A dor do meu destino,  ...E as vozes falaram,  Almas que voltam, Marta,  Apenas uma sombra de mulher, Alguém chorou por mim e  Uma luz no meu caminho, proporcionando em todos eles a capacidade de compreender o sentido profundo e elevado da Vida com a simplicidade e a lógica que o Espiritismo oferece. Romancista, contista, teatrólogo, jurista, militar, diplomado em direito (1932). Tem obras de direito e educação. Fernando do Ó desencarnou em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, aos 5 de novembro de 1972.
 Extraído do periódico “Terceiro Milênio” da USE, de Nov/2007
Algumas Obras do escritor Fernando do Ó

6 comentários:

  1. Adorei, mas acho que é o Carlos Gomes e não o Victor Hugo discursando na Feira do Livro Espírita

    ResponderExcluir
  2. É verdade cara irmã estamos acertando a legenda da fotografia, obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA,SOU DE CAMPINA GRANDE E O SR FERNANDO DO Ó É TIO DE MINHA VÔ ZITA DO Ó, QUE FALVA DE SUA BOMDADE NO MUNDO DOS ESPIRITA.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Obrigado pela visita, realmente nosso Irmão Fernando do Ó, só nos deixou bons exemplos! muita paz!!

    ResponderExcluir
  5. Fiz uma cirurgia e fiquei muito fraca com dificuldades em mim recuperar durante a noite recebi a visita desse maravilhoso guia espiritual ( fernando do ó) dizendo que veio mim medicar e tambem que era meu mentor espiritual sinto sempre a presença do mesmo, graças deus e jesus e toda a espiritualidade maior. Uberlândia.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada,querida Dra. Florina ,minha prima por esta pesquisa da tua filha. Estou muito agradecida e emocionada .

    ResponderExcluir