90 anos da Aliança Espírita Santa-Mariense - agradecimentos


Em pé à esquerda nosso irmão Gabrielle Grivot da Sociedade Espírita Paz e Fraternidade, nossos agradecimentos pela presteza e atenção, embaixo a direita Nossas Irmãs Neiva e Salete Sturm do Grupo Espírita Jesus de Nazaré.




Rosália Rojas Farias do Grupo Espírita Paz e Fraternidade, Neiva Machado do Grupo Epírita Otacílio de Aguiar e Elizabeth Mazza da Sociedade Espírita Pantaleão.



Sra Sandra Rebellato - Presidente da Câmera de Vereadores, Antonio Centeno e  Sonia Centeno


à esquerda Dr Adair Marques da Associação Médico Espírita, Sra. Vereadora Maria de Lourdes Castro e Dra. Lenita Porto e Silva

Grupo da Evangelização Infantil e Infanto Juvenil - Irmão Helil

Grupo de Evangelização Juvenil - Irmão Helil


Prefeito Municipal Sr. Cézar Schirmer e a esquerda 2º fileira  Sr Edson Hilleshein Representante  da  3º Divisão de Exército, Assitência presente e a porta de entrada  Sra. Terezinha Mottecy obrigado por compartilhar suas  fotos.

Associação Espírita Paz Luz e Caridade : Neri Mossatti , Jorge Tadeu Centeno Nunes, Antonio Centeno Nunes e Ivon Nunes

Nilza Souza da Sociedade Espírita Nenê Souza, Lenita Porto e Silva do Grupo Espírita Conrado Ferrari.
Nossa Irmã Marina que se apresentou aos teclados ao Centro
Evangelizadoras :  Rose Terezinha Santos da Silva Presidente do Grupo Espírita Irmão Helil  e a direita Sra. Izabel

Em pé à direita da Porta de entrada nosso irmão Albery Cézar representante do movimento Espírita Auta de Souza, das Sociedades Espíritas Francisco Spinelli e Fraternidade Chico Xavier.

Sr Amaro Garcia Presidente da Sociedade Espírita Vianna de Carvalho, Sr.  Paulo Rios Machado Vice-Presidente da Aliança e do Grupo Espírita Irmão Helil, Jorge Tadeu Centeno Nunes da Associação Espírita Paz Luz e Fraternidade, Sr. José Carlos Santos da Silva do Grupo Espírita  A Casa do Consolador Prometido.
A Primeira Fileira Sr. Homero Silveira das Sociedades  Discípulos da Fé e Amor e Caridade
Solange Marafiga da Sociedade Espírita Jesus de Nazaré

50 anos da Aliança Espírita Santa-Mariense 24 de Junho de 1971



Denizard Souza com as fotos dos Fundadores da Aliança Espírita Santa-Mariense seus pais e avós maternos

Assistência a Sessão de 50 anos da Aliança Espírita Santa-Mariense


Sessão solene comemorativa aos 50 anos do Lar de Joaquina fundado pela  Sra. Florina da Silva e Souza, (Dona Nenê), Nenê Nessi, Nenê Graffemberg, Nilza Bastilde, Maria Altina do ó e várias outras senhoras, a primeira diretora interna do abrigo foi a Senhora Joaquina Flores de Carvalho (Dona Quinota) na casa desta na rua Barão do Triunfo na fotografia a Direita vê-se a Senhora Zulmira , primeira interna do abrigo , seguida depois da irmã Olmira hoje mãe de vários filhos sadios - 1927 - 13 de Abril de 1977. (Informações retiradas do verso da fotografia)
Na foto: Denizard Souza e esposa, Oscar Einloft, Osvaldo Nascimento da Silva e Esposa, e uma Irmã de Caridade.



Evangelização Infantil - Meu primeiro Livro Espírita


Este é o primeiro desenho animado espírita produzido pela TVCEI para o público infanto-juvenil. O vídeo teve como base a obra "Meu primeiro livro Espírita" de Luis Hu Rivas, adaptado para a TV pela Equipe TVCEI.

Excetos Biográficos de Octacílio Carlos Aguiar - Otacílio Aguiar









Octacílio Aguiar foi a mola propulsora do Espiritismo em Santa Maria, juntamente, com os demais seguidores do Cristianismo Redivivo, que já viviam em nossa cidade, e essa irmandade foi encarregada pelos Mentores Espirituais de lançar os alicerces da Codificação em nossa região.
Octacílio Aguiar, como era conhecido, sem sombra de dúvida, foi o grande expoente do Espiritismo em Santa Maria, servindo de modelo aos seus pares conforme constataremos ao longo do nosso trabalho, inclusive com o depoimento de irmão que tiveram o privilégio de privar com ele, por isso a importância de sabermos um pouco mais sobre a sua vida até porque não era santa-mariense.
O nosso irmão Octacílio Aguiar foi o pioneiro do Espiritismo em Santa Maria. Nasceu em Rio Grande, no dia 29 de dezembro de 1870. Casou-se em Pelotas. Com D. Maria Luiza de Oliveira (D. Mimosa) no dia 12 de novembro de 1892.Em 1907, Octacílio Aguiar assistiu sua primeira sessão espírita em Pelotas, nessa ocasião manifestou-se o espírito de sua mãe, dando-lhe a mais autêntica prova da sua sobrevivência no mundo espiritual, o que o tornou espírita.
No ano de 1908, transferiu-se com sua família para Santa Maria, segundo informações de espíritas que conviveram com ele, tal transferência ocorreu por solicitação do Espírito do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e, em 1910, fundou, com outros irmãos, a sociedade Espírita Mont'alverne, que juntamente com Bezerra de Menezes, orientaram as atividades espíritas do Irmão Octacílio de Aguiar.
A Sociedade contou inicialmente com vários amigos e colaboradores, entre os quais: Jeremias Fróes Nunes, Mário da Silva Freitas, Juvenal Souza, Evergisto Duarte, Júlio do Canto e o poeta e Escritor Àlvaro Lisboa.
O objetivo da sociedade era lançar o Espiritismo em Santa Maria através de sessões de propaganda ou de tratamento à obsessão.Desde essa época, Octacíio de Aguiar se tornou o orientador e organizador dos grupos e Sociedades Espiritas que foram surgindo no cenário de Santa Maria dos quais muitos ainda continuam divulgando o Espiritismo nesta região e servindo de modelo para a criação de mais de quatro dezenas só na nossa cidade, sem contar as que foram fundadas nos mucípios vizinhos.
Além do conhecimento da doutrina espírita era um estudioso de todas as doutrinas espiritualistas. Foi sempre um espírita sincero, colocando os postulados que abraçava acima dos interesses materiais. Foi também um polemista de fibra, sempre que se tratava de defender a doutrina dos ataques desfechados, principalmente, pela igreja católica que não se conformava com as atividades do pioneiro do Espiritismo, em Santa Maria, procurando por todos os meios, matar as idéias espíritas que Octacílio Aguiar aqui viera implantar.Seus últimos dias de vida foram dedicados somente ao tratamento de obsidiados e de doentes, desencarnando no dia 21 de dezembro de 1941. (Extraído de Aliança Espírita 80 anos).


Relato de Otacílio de Aguiar intitulado "Eles e os ovos" que ilustra a luta pela liberdade religiosa em Santa Maria:
http://www.aliancaespirita.com/2011/06/eles-e-os-ovos-octacilio-de-aguiar.html