Octacílio Aguiar foi a mola propulsora do Espiritismo em Santa Maria, juntamente, com os demais seguidores do Cristianismo Redivivo, que já viviam em nossa cidade, e essa irmandade foi encarregada pelos Mentores Espirituais de lançar os alicerces da Codificação em nossa região.
Octacílio Aguiar, como era conhecido, sem sombra de dúvida, foi o grande expoente do Espiritismo em Santa Maria, servindo de modelo aos seus pares conforme constataremos ao longo do nosso trabalho, inclusive com o depoimento de irmão que tiveram o privilégio de privar com ele, por isso a importância de sabermos um pouco mais sobre a sua vida até porque não era santa-mariense.
O nosso irmão Octacílio Aguiar foi o pioneiro do Espiritismo em Santa Maria. Nasceu em Rio Grande, no dia 29 de dezembro de 1870. Casou-se em Pelotas. Com D. Maria Luiza de Oliveira (D. Mimosa) no dia 12 de novembro de 1892.Em 1907, Octacílio Aguiar assistiu sua primeira sessão espírita em Pelotas, nessa ocasião manifestou-se o espírito de sua mãe, dando-lhe a mais autêntica prova da sua sobrevivência no mundo espiritual, o que o tornou espírita.
No ano de 1908, transferiu-se com sua família para Santa Maria, segundo informações de espíritas que conviveram com ele, tal transferência ocorreu por solicitação do Espírito do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e, em 1910, fundou, com outros irmãos, a sociedade Espírita Mont'alverne, que juntamente com Bezerra de Menezes, orientaram as atividades espíritas do Irmão Octacílio de Aguiar.
A Sociedade contou inicialmente com vários amigos e colaboradores, entre os quais: Jeremias Fróes Nunes, Mário da Silva Freitas, Juvenal Souza, Evergisto Duarte, Júlio do Canto e o poeta e Escritor Àlvaro Lisboa.
O objetivo da sociedade era lançar o Espiritismo em Santa Maria através de sessões de propaganda ou de tratamento à obsessão.Desde essa época, Octacíio de Aguiar se tornou o orientador e organizador dos grupos e Sociedades Espiritas que foram surgindo no cenário de Santa Maria dos quais muitos ainda continuam divulgando o Espiritismo nesta região e servindo de modelo para a criação de mais de quatro dezenas só na nossa cidade, sem contar as que foram fundadas nos mucípios vizinhos.
Além do conhecimento da doutrina espírita era um estudioso de todas as doutrinas espiritualistas. Foi sempre um espírita sincero, colocando os postulados que abraçava acima dos interesses materiais. Foi também um polemista de fibra, sempre que se tratava de defender a doutrina dos ataques desfechados, principalmente, pela igreja católica que não se conformava com as atividades do pioneiro do Espiritismo, em Santa Maria, procurando por todos os meios, matar as idéias espíritas que Octacílio Aguiar aqui viera implantar.Seus últimos dias de vida foram dedicados somente ao tratamento de obsidiados e de doentes, desencarnando no dia 21 de dezembro de 1941. (Extraído de Aliança Espírita 80 anos).
Relato de Otacílio de Aguiar intitulado "Eles e os ovos" que ilustra a luta pela liberdade religiosa em Santa Maria:
http://www.aliancaespirita.com/2011/06/eles-e-os-ovos-octacilio-de-aguiar.html