Denizard Souza

EM CONSTRUÇÃO
  João da Fontoura e Souza e Florina da Silva e Souza pais de Denizard Souza


11/2005 Diario de Santa Maria Inauguração SAMPAR






 Diário de Santa Maria 15/05/2010 edição 2499


Morre doutor Denizard
Fundador do Sampar e do Centro Médico Hospitalar enfartou na sexta-feira, às 18h
Santa Maria perdeu, na sexta-feira, um nome que é sinônimo de saúde para a cidade. Morreu, por volta das 18h, Denizard da Silva e Souza, 86 anos. Médico psiquiatra e homeopata, foi um dos fundadores – junto com os irmãos Flammarion e Paulo – do Serviço de Assistência Médica Particular (Sampar) e do Centro Médico Hospitalar, do qual foi diretor-presidente até 2006.

Além disso, Denizard Souza foi professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por 30 anos e trabalhou no Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência (Samdu), uma clínica pública fechada pelo governo federal em 1955 por motivos políticos.

Conforme a filha do médico, Giorgina Souza, há quatro anos o pai teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde então, ele ficou acamado e precisava de cuidados permanentes. Na sexta-feira, conta Giorgina, seu pai passou mal. Uma ambulância foi chamada para atendê-lo, mas ele morreu a caminho do Hospital de Caridade.

– Ele enfartou. No hospital, tentaram de tudo, mas era a hora dele – lamentou Giorgina.

A filha conta que o pai se formou em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Depois que concluiu os estudos, ele voltou para Santa Maria, onde abriu consultório e começou a dar aulas na UFSM.

– A medicina era a vida dele. Ele gostava de ajudar, especialmente aquelas pessoas que não podiam pagar. Só parou de atender no consultório em 1º de maio de 2006, o dia em que teve o AVC – lembra ela.

Além da medicina, o nome de Denizard Souza também pode ser associado ao espiritismo. Mas sua trajetória na religião é considerada controversa por alguns. Na primeira metade do século, fundou a Aliança Espírita Santa-Mariense. Na segunda, dedicou-se ao estudo de seres extraterrestres e teria, em um dos três volumes de seu livro O Protocolo de Makalou, profetizado a data do fim do mundo: 17 de setembro de 1999.

O livro pode ter rendido admiradores, mas custou parte da credibilidade junto a alguns seguidores da doutrina de Allan Kardec. Mas não foi um “deslize” sem perdão. Até o último de seus dias, quando já não podia mais falar sobre suas crenças, o doutor Denizard recebeu passes de médiuns da Aliança.

Souza tinha quatro filhos – Giorgina, Simone, André e João José – além de netos e bisneto. Ele é velado nas capelas do Caridade. O enterro será às 11h de sábado, no Santa Rita.
FONTE: Diário de Santa Maria: 15/05/2010 Nº  2499

http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,2904524,14699

7 comentários:

  1. Incrível a trajetória de caridade deste médico.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para adquirir, todos os livros de Dr Denizard Souza?
    Marco

    ResponderExcluir
  3. Bom dia eu gostaria de saber se filhos ou alguem continua com a casa espirita e se sim onde é???

    ResponderExcluir
  4. Olá, o senhor Paulo da Silva e Souza,gostaria muito de entrar em contato com a família dele se poder me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuro meu pai a anos,sou adotada tenho 64 anos, a única informação de criança que tenho que meu pai se chama Paulo silva e souza,médico de santa Maria da clínica sampar.

      Excluir
  5. Com muita honra este meu querido amigo tornou-se meu mentor espiritual e tenho me encontrado com ele permanentemente. Atualmente ele está me ensinando como ajudar pessoas que tenham compulsão ao suicídio. Amo este meu amigo. Gastão Gal

    ResponderExcluir